As crianças precisam de adaptação ao ingressar em um novo ambiente, o processo de acolhimento é fundamental para que ela se sinta confortável na hora de escolher as atividades e brincadeiras.
É importante que o arte-educador ou recreador observe como a criança interage com as outras crianças e como ela se comporta em um ambiente que oferece diversas atividades. É muito comum a criança se envolver com uma atividade e rapidamente buscar uma outra, é nesse momento que a autonomia na escolha é relevante para que ela expresse a sua criatividade
Quando a criança brinca com autonomia, ela é desafiada a pensar, solucionar problemas e tomar decisões por si mesma, além disso permite que ela experimente o senso de controle sobre suas ações e decisões
A brincadeira autônoma permite que a criança explore diferentes emoções e expressões, pois ela tem a liberdade de experimentar e lidar com situações imaginárias ou reais. Isso contribui para o #desenvolvimento emocional saudável e ajuda a criança a compreender e lidar com suas emoções.
E por fim, a criança tem a oportunidade de interagir com outras crianças, negociar, compartilhar e resolver conflitos de forma independente. Essas interações promovem o desenvolvimento de habilidades sociais, como a #empatia, a #cooperação e a #comunicação.
Pontos de desenvolvimento da criança
⦁ Desenvolvimento cognitivo
⦁ Autoconfiança
⦁ Desenvolvimento emocional
⦁ Habilidades sociais
⦁ Criatividade e imaginação
Olhe que legal a unidade do Start Arte no shopping Villa Lobos.
É muita autonomia para a criança .... rs e elas amam